Tribunal de Contas do Espírito Santo oferece seminário de orientação a prefeitos (08/12/2016)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) promove na próxima segunda-feira (12), a partir das 14 horas, o Seminário de Orientação a Prefeitos. Na ocasião, será lançada valiosa ferramenta de transparência de informações fiscais e econômicas, o Cidades – Controle Social. Pelo sistema online, o cidadão poderá acompanhar a evolução da receita, da despesa, gastos com pessoal, saúde e educação de seu município, além de compará-lo com seus vizinhos. A ferramenta trará ainda diversos rankings sobre os dados apresentados.

A abertura será feita pelo conselheiro José Antônio Pimentel, coordenador do evento, que contará com a primeira palestra do governador Paulo Hartung sobre o “desafio de gestão e da inovação no setor público em tempo de crise”. Também serão tratados os temas de meio ambiente, previdência, índice de gestão municipal, Geo-Obras, dentre outros. Os presentes receberão um manual de Início de Mandato, com orientações para o período.

As inscrições podem ser feitas no portal da Escola de Contas.

Confira a programação na íntegra:

14h – Abertura e apresentação do seminário

Conselheiro José Antônio Pimentel (TCE-ES, coordenador do evento)

14h10 – Desafio de gestão e da inovação no setor público em tempo de crise

Governador do Estado, Paulo Hartung

14h40 – Meio ambiente: resíduos sólidos nas prefeituras

Conselheiro Júlio Pinheiro (TCE-AM)

15h10 – Previdência e Lei 13.019/2014

Conselheiro Domingos Taufner (TCE-ES)

15h25 – Índice de gestão e manual de início de mandato

Secretário-adjunto de Controle Externo, Adécio de Jesus Santos (TCE-ES)

15h45 – Geo-Obras

Secretário de Controle Externo de Engenharia, Carlos Augusto Rodrigues dos Santos (TCE-ES)

16h – Cidades: prestações de contas e Controle Social

Secretário-geral de Controle Externo, Rodrigo Lubiana Zanotti (TCE-ES)

16h30 – Encerramento

Presidente do TCE-ES, conselheiro Sérgio Aboudib

Matéria originalmente publicado no site do TCE-ES, disponível no link: http://www2.tce.es.gov.br/tribunal-realiza-seminario-de-orientacao-a-prefeitos-eleitos/;